sábado, 7 de agosto de 2010

Disciplina

Dei um google para ver o significado da palavra disciplina. É bem interessante ler sobre disciplina militar, auto-disciplina na carreira, na dieta, na vida em geral.

De tudo que eu vi, em resumo, aprendi que não conseguimos atingir um objetivo sem ter disciplina. A disciplina é você fazer algo de forma constante, para se chegar em determinado fim, mesmo em situações anormais. É ela que vence perante todas as dificuldades que temos pela frente. Lembram do Renato Russo, que cantava “disciplina é liberdade”??? Isso é verdade, porque se você tem domínio próprio, consegue ter disciplina, e fica livre de vários sentimentos humanos destruidores.

Uma frase interessante: não devemos abrir exceções, porque elas acabam virando a regra. Isso é pura verdade na minha vida. Nesses últimos dias, não tive uma crise de compulsão sequer, porque determinei que não mais viveria assim. E em muitos momentos, principalmente quando precisava da minha amiga comida, quis chutar o balde e cair matando. Mas respirei fundo e não o fiz.

A dieta que eu faço é bem quadradinha e ensina uma pessoa a comer bem de verdade. Mas como não sou fã de frutas, verduras e legumes, as vezes acabo não comendo esses alimentos. Daí, depois de um tempo, sinto uma fome danada e acabo me permitindo um lanchinho. Não considero isso jacada ou compulsão, com certeza emagrecerei comendo o que tenho comido, mas não estou fazendo por ter uma vida saudável (acho que ninguém mais duvida que precisamos nos alimentar saudavelmente, mesmo que magérrimos).

Também não tenho malhado, coloco mil coisas na frente disso, e sei que um corpo saudável e bonito é impossível de ser conquistado sem exercícios físicos.

Bom, então é hora de determinar algumas coisinhas aqui:

- Vou seguir meu cardápio.
- Mastigar muito bem a comida.
- Poderei comer doces 1 vez na semana e 1 no final de semana, caso eu queira (não quero ficar sem doces e pirar depois)
- Substituir fruta por suco apenas 1 vez ao dia (acabava substituindo sempre)
- Seguir meu plano de exercícios (plano de corrida diário + exercícios localizados em dias alternados).
- Vou seguir meus tratamentos estéticos para o corpo e cabelo.


Com toda a certeza do mundo, uma pessoa poderá emagrecer e ser saudável de corpo e mente cumprindo essas resoluções acima. É só ter disciplina!!! Prosseguir, não importa quais dificuldades apareçam.

Nenhum comentário: